teatro - bistrô - café - livraria - jazz

teatro - bistrô - café - livraria - jazz
rua augusta 331 consolação tels:3255-8448 * 3257-8129

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Folha de São Paulo - 12/02


12/02/2013 - 04h01

Club Noir troca abstração por crítica social

MARCIO AQUILES
DE SÃO PAULO

A temática do espetáculo "Agronegócio", que estreia hoje dentro da Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea, impõe um novo desafio à companhia Club Noir.
Não apenas pela brasilidade evidente e pelo tom de crítica social do texto, traços inabituais nas montagens do grupo. O "tour de force" é para adequar esse conteúdo aos preceitos estéticos continuamente retrabalhados pelo diretor Roberto Alvim desde a criação da trupe.
"O texto se insere na linhagem de peças sociológicas. Mas não abrimos mão do formalismo na hora de encená-lo", afirma Alvim.
"Agronegócio" retrata o assassinato do proprietário de uma plantação de cana-de-açúcar. O inusitado é que sua cabeça decepada insiste em continuar a falar.
"A voz do patrão é uma metáfora para o discurso do poder, sempre idêntico. O canavial acaba por se transformar na representação do mundo", explica o diretor.
Alvim identificou os matizes da retórica presente no texto de Marco Catalão, vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia em 2010, e os emoldurou dentro de seu projeto minimalista.
Lenise Pinheiro/Folhapress
Renato Forner, Frann Ferrareto e Gabriela Ramos na peça "Agronegócio"
Renato Forner, Frann Ferrareto e Gabriela Ramos na peça "Agronegócio"
"A peça exige decisões absolutas de encenação, devido à sua estrutura árida. Trabalhamos com uma modelação rítmica mais contrastante e com os planos vocais", descreve ele.
O espetáculo segue a concepção adotada pela companhia como filosofia: penumbra no palco, elementos pontuais de luz, movimentação reduzida do elenco e foco na dicção. Mantendo sua assinatura estética, a companhia arrisca e inova mais uma vez.
"Criticam a similaridade entre nossas montagens, que na verdade são bem diferentes. Seguem a mesma linha, mas são distintas, como cada quadro do Jackson Pollock é diferente do outro. Cada elemento é pensado, como cada quadrado de uma tela de Mondrian tem sua função", compara Alvim.

AGRONEGÓCIO
QUANDO ter., qua. e qui, às 21h
ONDE Club Noir (r. Augusta, 331; tel. 0/xx/11/3255-8448)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Nenhum comentário: