teatro - bistrô - café - livraria - jazz

teatro - bistrô - café - livraria - jazz
rua augusta 331 consolação tels:3255-8448 * 3257-8129

terça-feira, 19 de junho de 2012

Crítica: Amante, em cartaz no CCBB.


Para a alegria dos amantes do teatro, o que nunca faltou em São Paulo foram ótimas peças em cartaz e ultimamente as grandes produções, principalmente musicais, resolveram invadir a terrinha da garoa de vez. Mas não é por isso que o circuito denominado alternativo deixou infestando a cidade com peças de menor orçamento, vertentes artísticas diferentes e textos originais. Nessa cidade cabem teatro de todos os gêneros e tamanhos e é nesse segundo setor que se encontra Amante. O espetáculo está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil, no centro da cidade, palco de exposições e mostras ao longo do ano inteiro, sempre com ingressos baratíssimos e trabalhos de qualidade que merecem uma chance do público paulistano que não costuma mudar de rota.
Com texto e direção de Roberto Alvim, livremente inspirado em uma obra inglesa, a peça recebe inegavelmente um destaque a mais por conter um ator conhecido da televisão e do cinema: Caco Ciocler, quem já admitiu – em outras palavras – fazer televisão pelo financeiro e teatro por amor à arte. Como colegas de palco, Ciocler tem apenas Juliana Galdino e Bruno Ribeiro. Não tão populares, mas igualmente interessantes e competentes em seus papeis como a amante e o investigador, respectivamente, enquanto Caco faz o respectivo marido.
Seria chato explicar o enredo da história já que a proposta da peça é realmente se revelar no decorrer de seus poucos 50 minutos de duração. Enquanto parece que o trio de personagens sabe muito bem o que aconteceu no passado e aonde querem chegar com o interrogatório feito na delegacia, local único onde se passa a trama.
Por se passar durante esse interrogatório, em Amante o texto é o elemento mais importante da peça, através dele os atores colocam todo o seu poder na fala e fazem da voz seu principal instrumento. Já para os espectadores fica o trabalho de aguçar os ouvidos e utilizar ao máximo a imaginação, pois dessa vez não há mensagens sendo entregues com todas as letras e dadas de mão beijada – como nos grandes espetáculos que a maioria está acostumado a assistir – e interpretações precisam ser feitas. Não há cenário e entre os poucos objetos de cena estão os figurinos e a pequena mesa do investigador com um gravador e uma luminária. A iluminação, aliás, embora simples, é estrategicamente colocada de forma que ilumine filetes de corpos, por vezes mais forte em um, por vezes mais forte em outro, aumentando a tensão de revelações feitas em paralelo entre o marido e sua mulher, atiçadas pelo investigador.
Intrigante e, sem dúvidas, original, Amante coloca até os mais assíduos fãs de teatro para pensar e digerir uma peça um tanto quando incomum e traz um novo tipo de experiência para o público mais leigo. Quem ainda não conhece o antigo prédio lindamente restaurado do CCBB, essa é a oportunidade. Preço não será desculpa, por R$ 6,00, um programinha diferente no final de semana é sempre bem-vindo!

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
            (11) 3113-3651       / 3113-3652
Sexta às 20h, sábado às 18h e às 20h e domingo às 19h
até 1º de julho


Nenhum comentário: