teatro - bistrô - café - livraria - jazz

teatro - bistrô - café - livraria - jazz
rua augusta 331 consolação tels:3255-8448 * 3257-8129

terça-feira, 5 de junho de 2012

Club Noir encena todas as tragédias de Ésquilo no projeto PEEP CLASSIC ÉSQUILO





Pela primeira vez (no Brasil e também no âmbito internacional) uma companhia encena todas as obras do primeiro autor da história do teatro. Com direção e adaptação de Roberto Alvim, a companhia CLUB NOIR apresenta o projeto PEEP CLASSIC ÉSQUILO, formado pelas seis peças do primeiro dramaturgo que se tem notícia, reconhecido como o pai da tragédia. A programação abre com a tragédia AS SUPLICANTES.  O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.



Programação Completa – PEEP CLASSIC ÉSQUILO:

AS SUPLICANTES - de 8 de junho a 1º de julho
A obra proporciona a experiência do dilaceramento de indivíduos pelos turbilhões incontroláveis das pulsões: a sexualidade como enigma indecifrável. Sinopse: Um grupo de mulheres, fugindo desesperadamente de um grupo de homens que querem desposá-las, buscam refúgio em um país estrangeiro.

OS PERSAS - de 6 a 29 de julho
A obra proporciona a experiência do dilaceramento, pela guerra, de toda uma civilização. Sinopse: O gigantesco império persa, liderado por Xerxes, é aniquilado pelos gregos.

SETE CONTRA TEBAS - de 3 a 26 de agosto
A obra nos proporciona a experiência da escolha deliberada pela morte como forma de nos irmanarmos ao medo do implacável. Sinopse: Um exército, comandado por sete guerreiros monstruosos, tenta invadir e destruir a cidade de Tebas.

PROMETEU - de 7 a 30 de setembro
A obra é a proposição de uma habitação da vida (que ecoa a visão do filósofo pré-socrático Heráclito) que se configura como alteridade radical em relação a nosso modo hegemônico de estruturação psíquica. Sinopse: Por dar o fogo aos homens, o deus Prometeu é acorrentado por outros deuses ao cume de uma montanha, onde deverá permanecer preso por toda a eternidade.

ORESTÉIA I - de 5 a 28 de outubro
A trilogia ORESTÉIA (composta por 3 tragédias: AGAMÊMNON; AS COÉFORAS; e AS EUMÊNIDES) é a obra final de Ésquilo. Neste trabalho, o autor grego faz seu voto inevitável – posto que incontornável – em prol do caminhar para além da pulsão de morte: não se trata aqui do retorno ao útero materno, mas sim da chegada a uma instância existencial para além do homem. Sinopse: O rei Agamêmnon retorna de Tróia, após ter vencido a guerra, e é assassinado por sua esposa, Clitemnestra.

ORESTÉIA II - de 2 de novembro a 16 de dezembro
Sinopse: Orestes, filho de Agamêmnon e Clitemnestra, volta à casa para vingar a morte de seu pai, matando a própria mãe. Em seguida, sentindo a loucura se aproximar, foge.


Textos: Ésquilo. Direção e adaptação: Roberto Alvim. Com os atores da cia CLUB NOIR: Juliana Galdino, Renato Forner, José Geraldo Jr., Paula Spinelli, Ricardo Grasson, Frann Ferraretto, Jackeline Stefanski, Gabriela Ramos, Fernando Gimenes, Bruno Ribeiro, Luan Maitan e Marcelo Rorato. Produção Executiva: Danielle Cabral. Cenário e iluminação: Roberto Alvim. Figurinos: Juliana Galdino e Hélio Moreira Filho. Fotografias: Julieta Bacchin. Temporada: sextas e sábados às 21h e domingos às 20 horas. Até 1º de julho.

Nenhum comentário: